quinta-feira, 23 de outubro de 2008

ODONTOLOGIA

VOCÊ SABIA QUE O DESCUIDO COM A BOCA PODE LEVAR A DOENÇAS SÉRIAS, COMO A ENDOCARDITE BACTERIANA?

O QUE É ENDOCARDITE?
É uma gravíssima infecção, causada por bactérias que, ao circular pela corrente sanguinea, podem se alojar nas válvulas do coração. A endocardite pode provocar lesões, com risco de comprometimento das funções vitais das válvulas do coração e de liberação de fragmentos (êmbolos) que podem entrar na circulação e interromper o fornecimento de sangue a áreas do organismo, provocando "derrames".
Estudos demonstram que cerca de 20% dos pacientes morrem na fase aguda da doença. Outra parcela significativa pode ficar com sequelas graces, como insificiência do coração, prejudicando a qualidade de vida.
Entre os principais agentes causadores da endocardite estão as cáries, feridas e inflamações das gengivas.


COMO EVITAR DOENÇAS BUCAIS

  • ESCOVE OS DENTES APÓS CADA REFEIÇÃO.
  • USE FIO DENTAL.
  • FAÇA REMOÇÃO PERIÓDICA DE TÁRTARO.
  • SE VOCÊ É PORTADOR DE QUALQUER ANOMALIA CARDIOVASCULAR, NÃO DEIXE DE INFORMAR SEU CIRURGIÃO-DENTISTA.

PALAVRA DE QUEM ENTENDE

HIGIENE

"A higiene bucal protege o coração contra infecções."

Hélio M. Magalhães

Diretor-cientifico do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.

ENDOCARDITES

"40% das endocardites têm origem em problemas bucais e poderiam ser evitadas com conbtrole odontológico frequente."

Max Grinberg

Diretor do Serviço de Clínica do INCOR (Instituto do Coração).

ATAQUE CARDIÁCO

De acordo com a Universidade da Carolina do Norte, pacientes com doenças nas gengivas têm 3 vezes mais chances de morrer de ataque cardíaco e 2 vezes mais chances de ter um aciedente vascular cerrebral (derrame).

BACTÉRIAS

Estudos do Dr. Haraszthy e colaboradores concluiram que as bactérias causadoras da doença na gengiva estão presentes em ateromas, qur causam infartos e derrames.

GRÁVIDAS

O Jornal The New York Times publicou que a inflamção nas gemgivas de grávidas pode aumentar seus riscos. Ele afirmou que dos 250.000 partos prematuros nos Estados Unidos, 18% foram provocados por doenças nas gengivas. A conclusão foi que pacientes com doenças de gengivas severas têm 7,5 vezes mais chances de um parto prematuro e bebês de baixo peso.

DIEBETES

A Drª Sara Grosso e Dr. Robert Genko mostraram em seu trabalho que o diabetes piora a doenças na gengiva e vice-versa. sendo uma via de mão dupla. Quando se trata da gengiva, o diabetes melhora. O contrário também acontece quando se trata o diabetes.

BEBÊS

O Dr. Nestor Lopes mostrou que a doenças na gengiva é um fator de risco independente para o nascimento de bebês prematuros e de baixo peso e que o tratamento destas doenças reduz significamente estes problemas.

Extraído

Nenhum comentário: