segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Musicoterapia
Definição
Musicoterapia é uma ciência paramédica que utiliza a música e seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, além de movimentos, expressão corporal, dança e qualquer outra forma de comunicação verbal e não verbal, com objetivos terapêuticos. Se desenvolve em um processo coordenado por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo. O objetivo primário da Musicoterapia é possibilitar aos pacientes a abertura de canais de comunicação e/ou a reabilitação de necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.


Indicações
Os musicoterapeutas trabalham com uma gama variada de pacientes. Entre estes estão incluídas pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes e idosos.

O trabalho musicoterápico pode ser desenvolvido dentro de equipes de saúde multidisciplinares, em conjunto com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores.Também pode ser um processo autônomo realizado em consultório.


Clínica
Pesquisar e aplicar técnicas sonoras, instrumentais e musicais para reabilitar pessoas com distúrbios físicos, sensoriais, mentais e emocionais.
Musicoterapia educacional
Prevenir e tratar distúrbios de aprendizagem e dificuldades na leitura e escrita, com utilização de métodos musicais.
Musicoterapia social
Desenvolver atividades com crianças, idosos e gestantes em hospitais, centros de saúde, creches, casa de repouso e asilos. Participar de programas de assistência a menores abandonados, infratores ou envolvidos com drogas.
Pesquisa
Trabalhar em pesquisas que comprovem estatisticamente a eficácia da musicoterapia. Criar novos métodos terapêuticos musicais para auxiliar nos diversos tratamentos físicos e psíquicos.

Nenhum comentário: